sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Mulheres na TV

Depois que descobri que vou ser mamãe, agora é que vou passar meu tempo na frente da televisão mesmo. E conversando com minha querida amiga Jac, fiquei pensando no papel das mulheres nas séries de TV. Hoje não existe nenhuma série de sucesso em que o personagem principal seja feminino. O que é difícil de entender já que existem mais mulheres do que homens no mundo. Talvez seja porque eles se acham o dono do controle remoto e acabem fazendo nossa agenda.
House, Psych, Monk, Two and half man, Chuck, Scrubs, The big bang theory, são todas séries protagonizadas por homens, em que as mulheres são coadjuvantes. Não estou dizendo que não existem séries protagonizadas por mulheres, claro que existem, mas de sucesso podemos falar apenas de Grey´s anatomy, que não é tão boa assim, só muito melosa, quase parecendo uma novela, e também podemos falar de Cold Case, em que a protagonista é uma mulher masculinizada. E por fim, o degradante Pussycat Dolls present, em que as mulheres parecem mais strippers que cantam.
Estão vendo o padrão? Os homens têm séries divertidas e inteligentes enquanto as mulheres ganham séries melosas, ou que diminuem a importância das mulheres, explorando o corpo, ou masculinizando-as. Uma série fantástica como Commander in chief, inteligente e bem produzida foi cancelada depois da 1ª temporada.
Mesmo as séries como Lost e Heroes, sem um protagonista definido, dá para perceber como os personagens masculinos ganham mais destaque. A minha esperança está agora na comédia Samantha Who?, com a Cristina Applegate, em que ela perde a memória e começa a descobrir que era uma péssima pessoa. Pensamento positivo para não cancelarem a única série divertida protagonizada por uma mulher!

Nenhum comentário: